A Palavra
Texto base: Hb 11:1
Nesta nova série de estudos, vamos ver o que a palavra de Deus nos fala sobre a fé, as formas de acrescentar um pouco a mais dela em nossa vida, vamos ver porque ela é importante, entre outras coisas, porém, daremos início ao estudo aprendendo o significado da palavra, isso nos ajudará a entender melhor o que ela representa para nós, e como ela se apresenta em nossas vidas.
A palavra fé tem duas origens, pistia – vem do grego, que traduzido é acreditar, e também, como grande parte das palavras que usamos, vem do latim – fides, de fidelidade.
Juntas, estas duas origens formam a definição perfeita de fé, “ser fiel e acreditar”
Segundo o “Dicionário Brasileiro Aurélio”, fé significa:
- Crença religiosa
- Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto
- A primeira das virtudes teologais; adesão e anuência pessoal a Deus
- Firmeza na execução de uma promessa ou compromisso
- Crença, confiança
Vamos meditar um pouco sobre cada uma dessas definições, levando em conta a forma como o cristão vê a fé.
- Crença religiosa, muito se fala em religião, que nada mais é do que a forma usada para descrever em que cada individuo acredita; todo cristão acredita que será salvo pela sua fé em Deus, e o senhor nos garante isso, em I Pe 1:9.
- Dogmas são crenças estabelecidas em uma religião, bem como doutrinas são conjuntos de regras também estabelecidas, ou impostas, em uma religião, juntos o dogma e a doutrina formam uma ideologia, que parte de um ponto fundamental, no caso do evangelho, esse ponto é Deus. (Jo 14:1).
- Quando dizemos teologal, é o mesmo que dizermos “que têm Deus por objeto de busca”, ou seja, ter Deus como objetivo, teologal é o que nasce de Deus, ao jeito de Deus, e para Deus. Anuência é o mesmo que aprovação, adesão é o mesmo que aceitação, Então este termo tem o seguinte sentido: aprovação e aceitação pessoal a Deus. (Jo 3:33)
- Quando nós aceitamos Jesus como único e suficiente salvador de nossas vidas, assumimos um compromisso, como num casamento de amar e respeitar nosso Senhor, e prometemos a ele não nos desviar dos seus caminhos, por mais que muitas vezes não façamos esta promessa verbalmente, temos gravada em nosso coração.
- Crença e Confiança: cremos que Jesus Cristo voltará para buscar a sua igreja (II Ts 2:1 e Mt 24:37), e confiamos que neste dia, iremos com ele. (Tg 5:8).
Autor: Claiton Dias